A naturologia baseada em evidências é o tema da 12ª edição do Congresso Brasileiro de Naturologia (Conbranatu), que vai ser realizado na Univille a partir desta quinta-feira (7) até sábado. Vinte e cinco profissionais de naturologia e atividades afins, entre elas a neurociências, participam do evento como palestrantes ou professores dos minicursos com o objetivo de trocar experiências e mostrar os avanços científicos na área. O 12º Conbranatu é organizado pela
Sociedade Brasileira de Naturologia em parceria com a Univille. A professora do curso de Naturologia da Universidade Fabiana Figueredo Molin de Barba (coordenadora) e a diretora administrativa da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) Raíza Cainã são as presidentes desta edição do evento.

A programação prevê lançamentos além de livros, de Caderno Científico de Naturologia e da Rede Nacional de Naturologia no Sistema Único de Saúde - Rede NatuSUS, fundada pelo naturólogo e professor da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Alan Assis. A inserção do naturólogo no SUS é um dos avanços conquistados pelo setor, que hoje conta com apoio de uma Frente Parlamentar no Congresso Nacional, de Práticas Integrativas em Saúde.

No Brasil, as práticas alternativas de assistência no SUS foram introduzidas há 33 anos. Em 2006, foi publicada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Atualmente, mais de 150 terapias utilizadas no mundo como tratamento complementar para reequilibrar a saúde de pacientes já estão listadas na Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a coordenadora do curso de Naturologia da Univille, Fabiana Figueredo Molin de Barba, recentemente o SUS ampliou o leque de Práticas Integrativas e Complementares disponíveis gratuitamente na rede pública de todo o Brasil. “O foco é principalmente a prevenção e a promoção da saúde no cuidado integral do ser humano. A medida solidificou esse cuidado, reconhecendo a utilização de medicamentos fitoterápicos, plantas medicinais e tratamentos naturais para o restabelecimento da saúde e qualidade de vida da população. Com isso, abriu também um novo mercado para os profissionais que atuam nessa área”, enfatiza.

O quê: 12ª Congresso Brasileiro de Naturologia (Conbranatu)
Quando: 7 a 9 de novembro
Onde: campus da Univille em Joinville (auditório e salas)
Quanto: de R$ 180,00 a R$ 435,00
Informações e inscrições: https://www.even3.com.br/xiiconbranatu2019/

QUINTA-FEIRA

08h-11h - MINICURSOS

Aromaterapia na Ansiedade e Depressão

Uma abordagem Vitalista da Sexualidade e das Relações

O mecanismo de ação das essências florais, o atendimento na prática da terapia floral e os Florais de Saint Germain

Mindfulness

Gamificação na prática: construção de soluções para Naturologia

PALESTRAS

14h30 - Dr. Francisco Fajardo e a História do Hipnotismo no Brasil (palestrante é o historiador Bruno Fonseca Guimarães, membro da equipe de coordenação do Hospital Escola de Terapias Naturais Humanizadoras Dr. Francisco Fajardo)

15h- Evolução da Pesquisa da Naturologia no Brasil

15h45- X Fórum Conceitual de Naturologia

16h30 - Coffee break

17h - Cenário Político Atual da Naturologia e sua interface com as Políticas Públicas

17h45- Lançamento da Rede Nacional de Naturologia no Sistema Único de Saúde - Rede NatuSUS

SEXTA-FEIRA (DIA 08)

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura Oficial

09h30 – 09h30 - A Ciência do Pensar

10h30 - Coffee Break

11h - Medicina Integrativa e a Naturologia: Relato de Caso Clínico

13h30 - Memória e Aprendizagem: Contribuições da Naturologia

14h30 - Ética em Pesquisa nas Práticas Integrativas

15h30 - Coffee Break

16h - Transtornos de humor como consequência de processos inflamatórios periféricos e atividade neuro-imunológica. Profilaxia através do uso de compostos orgânicos naturais e hábitos saudáveis.

17h15 - Óleos essenciais de cítrus e sua atuação nas interleucinas e citocinas.

18h - Apresentação de Trabalhos Científicos - Categoria Oral

19h - Lançamento de Livros e Caderno Científico de Naturologia

SÁBADO (DIA 09)

08h30 - Novos caminhos da medicina ampliada pela antroposofia e física quântica

09h30- Fitofarmacologia: mecanismos de ação do ácido rosmarínico

10h30 - Coffee Break

11h - O impacto das práticas integrativas sobre os sistemas endógenos de controle da dor

13h30 - Neurociências e a Naturologia no controle da dor: Do Experimental ao Clínico.

14h30 - Argilas recursos terapêuticos e tecnológicos: da medicina tradicional à tecnologia farmacêutica.

15h30 - Evidências Científicas do Termalismo e Hidroterapia na Saúde

16h30 - Cuidado e Educação: afetar com empatia e alteridade